O poder da entrevista
Uma boa comunicação. Para as carreiras do agora, uma habilidade-base, mas, para o futuro, uma questão de sobrevivência. Não é uma surpresa, no entanto. Com tantas transformações, o elo que permite alinhamento de expectativas, clareza, transparência, avaliação, capacidade analítica, quase tudo passa por uma conversa. Então, não seria a hora de sentarmos para uma troca de ideia sobre rituais quase básicos da rotina do mundo do trabalho?
Listemos: one-on-one, reuniões de alinhamento de projetos, feedbacks, avaliações de performance, tudo parte de um momento. Sim, a entrevista de seleção. De novo, uma boa comunicação pode ser a linha necessária para desdobramentos sem ruídos e desenvolvimento de carreira. Com assertividade, garante-se a exposição de ideias, de argumentos, até mesmo naquelas indesejáveis (porém, primordiais) críticas construtivas. Não há como fugir.
As perguntas proibidas, os feedbacks desalinhados e as falhas de comunicação podem acender incêndios perigosos para a cultura corporativa e acelerar o fortalecimento do estresse. Se os problemas são complexos, mora na competência da adaptabilidade e de uma comunicação eficaz o trunfo em qualquer posição. Por isso, se você anda evitando uma boa conversa, tenho uma má e uma boa notícia. A má é de que você vai precisar correr atrás de desenvolver bem essa habilidade. A boa é que sempre há tempo de aprender.
Fomos acostumados a acreditar que se comunicar é parte natural do ser humano. O mundo corporativo (e tantas outras camadas tecnológicas e não-tecnológicas) vai nos ensinando que esse aprendizado deve ser contínuo. E, sim, ao longo da vida. Talvez, essa seja uma verdadeira arte.
Mais artigos
Orgulho inegociável
Tempos para se desafIAr
Requalificação em foco
Novas ambições e o poder da liderança
Futurotopia ou Futurotimismo?
ESGverso: o real sustentável
Choque das Gerações: um desafio do agora
A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.
Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.
Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade