gente & cultura

O que é o Método Sanduíche e por que ele é tão discutido?

“Isso é o que você está fazendo, mas…’’ Essa forma de feedback tem um nome: o método sanduíche. No entanto, será que é realmente uma boa ideia? Vamos descobrir!


3 min
11 juillet 2024por Lucas Ericlyn

No trabalho ou até mesmo em nosso círculo social, provavelmente já ouvimos a famosa frase: "É ótimo o que você está fazendo no geral, mas...". Essa abordagem, conhecida como método do sanduíche, consiste em inserir uma crítica entre elogios. No entanto, como todo exercício de feedback, essa técnica costuma gerar debates. Será que o nome dado a ela é bem apropriado? Vamos analisar.

Método sanduíche: qual é a receita?

Na prática, o método sanduíche é uma técnica de feedback que envolve críticas objetivas (e pontos de melhoria) entre duas camadas de elogios. A analogia fala por si: duas fatias de pão (as positivas, com ou sem glúten) envolvendo um hamburguer (suave ou picante dependendo do seu tom).

Em outras palavras, o objetivo deste método é:

  • Incentivar o feedback positivo;
  • Colocar em perspectiva o impacto negativo que as críticas podem causar;
  • Destacar o progresso da pessoa em questão.

A redação recomenda

Esse feedback, especialmente quando fornecido com gentileza, é muito procurado pelas pessoas colaboradoras. De acordo com um estudo da Officevibe , 98% dos colaboradores admitem ser desengajados na ausência de feedback. Por outro lado, 43% dos profissionais altamente motivados se beneficiam pelo menos uma vez por semana.

Então, como aperfeiçoar o método do sanduíche? Continue a leitura para descobrir!

Etapa 1: comece a discussão com os pontos fortes

A primeira fatia de pão: é importante iniciar a conversa de forma positiva, destacando um fato ou comportamento exemplar. De forma sincera, este é o momento de parabenizar o impacto positivo produzido pelo colaborador.

Etapa 2: se concentrar nos pontos de melhoria

Ao fornecer um feedback construtivo, é importante ter relação com a situação anterior. Evite dar apenas elogios superficiais e, em seguida, criticar a apresentação da pessoa colaboradora. Escolha o momento adequado para dar o feedback, preferencialmente em uma conversa individual e não no meio de uma reunião profissional.

Nesta etapa, levante suas preocupações sobre pontos específicos e, principalmente, foque nas áreas em que o colaborador pode melhorar. Ofereça sugestões construtivas para que ele possa se desenvolver e progredir em suas habilidades.

Etapa 3: conclua a avaliação geral

A última parte do feedback deve terminar com uma nota reconfortante e tolerante. O objetivo é que não haja dor, mas, sim, ganho. Este é o momento perfeito para lembrar a pessoa à sua frente da sua confiança e abrir o diálogo. Dessa forma, é possível manter um ambiente de comunicação aberto e encorajar a pessoa colaboradora a continuar se esforçando e melhorando.

🍔 Exemplo de feedback intercalado:

🍞: “Obrigado por organizar a reunião! Todos os participantes estiveram envolvidos e todos puderam falar, vocês coordenaram muito bem.”

🍖: “O que poderia ser ideal para a próxima vez seria preparar uma agenda com antecedência, para que a reunião seja mais fluida e possamos antecipar melhor as trocas de acordo. No final faltou um pouco de tempo, por exemplo. O que você acha?"

🍞: “Nada de alarmante de qualquer forma, gostaria de agradecer pelo seu tempo e energia dedicada.

Afinal, o método sanduíche é válido ou não?

Na teoria, o método do sanduíche tem o mérito de minimizar as críticas e tranquilizar a pessoa colaboradora. No entanto, essa abordagem tem gerado divisões entre os profissionais, especialmente em um contexto onde a transparência nos negócios é valorizada.

Duas críticas principais surgem sobre o método:

  • Ineficácia: Muitos consideram que a sobreposição de argumentos dificulta o entendimento claro da crítica e dos pontos de melhoria decorrentes dela. Às vezes, a sinceridade direta pode ser mais eficaz.
  • Inconsistência: Os dois argumentos positivos podem ser percebidos como falsos ou sem honestidade. Isso pode gerar tensão e desconfiança nas interações futuras.

Portanto, a validação do método do sanduíche dependerá de como, com que frequência e com quem ele é utilizado. Em pequenas doses e em situações com pessoas sensíveis ao feedback negativo, pode ser uma solução positiva. No entanto, é essencial usar essa abordagem com cuidado, para evitar que pareça falsa ou pouco efetiva.

Lucas Ericlyn

Editor de Conteúdo

Sou um conteudista apaixonado pelas palavras, cultura e inovação. Aposto nos artigos e nos textos como um esportista nas suas habilidades, um […]

A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.

Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.

Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade