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Gerentes, como conduzir suas entrevistas de avaliação anual?

O intercâmbio privilegiado entre gestores e colaboradores é uma prática importante para fortalecer a relação na empresa. No entanto, é preocupante que 44% dos colaboradores considerem a entrevista anual inútil, enquanto 95% dos gestores a vejam como insatisfatória, de acordo com estudos da Augmented Talent e Deloitte.


4 min
11 juillet 2024por Lucas Ericlyn

Os principais motivos apontados são o formato muito rígido da entrevista e a falta de acompanhamento ao longo do ano. Mas há boas notícias! Como gerente, você tem o poder de mudar essa situação. Buscar sabedoria e encontrar o equilíbrio, assim como o mestre Yoda, é essencial. Para isso, aqui estão 4 preceitos a seguir:

Dica n°1: Preparando o tema

Agendar uma reunião one-on-one com sua pessoa colaboradora é ótimo, mas quando ela está bem treinada (sua troca, a gente especifica), é ainda melhor. Uma entrevista anual não pode ser improvisada; exige uma preparação minuciosa tanto da sua parte quanto do colaborador.

Para cada colaborador, o gestor deve elaborar um relatório sobre as missões realizadas e os resultados alcançados pelo mesmo, de forma a:

  • Listar os pontos fortes e as áreas de melhoria das quais ele poderia se beneficiar;
  • Decidir os pontos a serem abordados durante a entrevista. Sugerimos limitar a 3 de cada, classificando-os por ordem de prioridade;
  • Refletir sobre como os pontos fortes da pessoa colaboradora podem ajudar em suas áreas de melhoria (por exemplo: como sua proatividade pode ser colocada a serviço de seu atendimento).

Em termos de formato, há algo para todos. O ideal é incluir estes 5 componentes temáticos:

  • Competências (saber fazer);
  • As necessidades de treinamento do colaborador;
  • A quantidade de trabalho;
  • Realização e bem-estar;
  • Os novos objetivos para o ano seguinte.

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⏭ Pegamos os mesmos e começamos de novo

Se você gerencia a mesma equipe há mais de um ano, ganha em eficiência e tempo: não hesite em voltar ao relatório da entrevista do ano passado para fazer sua avaliação e analisar melhor a evolução da sua pessoa colaboradora.

Dica n°2: Comunicação é a chave

Você conhece a regra 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto? Na entrevista anual, recomendamos uma lógica semelhante: alocar 70% do tempo de fala para o colaborador e ficar com os 30% restantes.

As pessoas colaboradoras devem ser as protagonistas nesse momento: adote uma postura de escuta ativa e deixe elas se expressarem. Por outro lado, ouvir não significa ficar satisfeito sem fazer nada. Portanto, aqui estão algumas boas práticas para acompanhar a troca:

  • Faça perguntas abertas, que vão estimular a pessoa colaboradora a tomar o controle da entrevista: “Como você se sente? O que você precisa para cumprir sua missão?’’. Seja transparente, inclusive nas críticas a serem levantadas: prazo não cumprido, cliente insatisfeito, etc.
  • Fale com cortesia e imparcialidade, dando ao seu interlocutor tempo para responder.
  • Acolha objeções com gentileza e registre quaisquer pontos de desacordo em seu relatório.

Dica n°3: Reconheça os pontos positivos

Quem nunca se alegrou ao ler uma mensagem amiga? No mundo do trabalho, a mesma sensação acontece: abrir uma discussão com um elogio é uma pequena ação que pode fazer a diferença.

Na entrevista de avaliação, não economize nos elogios à pessoa colaboradora, iniciando a troca com os pontos positivos do seu trabalho. Esse elogio é a cereja do bolo: alimenta o sentimento de reconhecimento no trabalho e, portanto, de comprometimento.

🙏 Para melhor…e para pior

É importante abordar também os aspectos mais negativos e as áreas de melhoria a serem trabalhadas (caso existam), mas sempre com benevolência e imparcialidade. Assim, a pessoa colaboradora poderá fornecer explicações ou compartilhar suas preocupações com você.

Dica n°4: Novos objetivos 

Um dos elementos da entrevista anual mais criticados pelas pessoas colaboradoras é a falta de acompanhamento. Seu superior deve, portanto, sair da troca com uma visão clara do próximo ano, da posição da pessoa colaboradora e das expectativas em relação a ela - até mesmo da visão geral da empresa.

Muitas empresas destacam o desenvolvimento dos colaboradores, em 4 áreas:

  • Definir os objetivos da pessoa colaboradora, alinhados com os da empresa, sem deixar de lado os objetivos individuais.
  • Refletir sobre os desenvolvimentos possíveis e vislumbrados pelo avaliado.
  • Analisar as necessidades de suporte e treinamento.
  • Se a pessoa avaliada estiver envolvida em muitos projetos, pedir feedback sobre suas habilidades e know-how.

💸 E a negociação salarial nisso tudo?

É recomendado estabelecer uma diferenciação entre a entrevista anual e a conversa sobre remuneração, fazendo duas conversas separadas: uma para avaliar o desempenho e dialogar entre gestor e colaborador, e outra exclusiva para tratar de aumentos salariais.

Lucas Ericlyn

Editor de Conteúdo

Sou um conteudista apaixonado pelas palavras, cultura e inovação. Aposto nos artigos e nos textos como um esportista nas suas habilidades, um […]

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