direto ao ponto

‘’Socorro, tenho timidez no trabalho”: 5 dicas para desapegar

“Au secours, je suis timide au boulot 5 conseils pour vous aider

Passos simples podem ser bem desafiadores para quem lida com a timidez no trabalho. Mas nem tudo está perdido (muito pelo contrário)!


5 min
8 novembre 2023por Gabriela Dias

Nem sempre é fácil prosperar no trabalho quando você é tímido. Felizmente, existem truques eficazes para transformar esse traço de caráter em força.

"Não se preocupe, apenas sou uma pessoa tímida."

Você sente receio em compartilhar refeições com colegas, participar de reuniões com seu chefe ou fazer apresentações públicas? Nós compreendemos você! A timidez no ambiente de trabalho é algo completamente normal. No entanto, em algumas situações, esse traço de personalidade pode se tornar um obstáculo tanto para o funcionário quanto para o empregador.

No dia a dia ou no trabalho, a intensidade desse traço de personalidade pode variar, dependendo do nível de timidez. Especialmente quando isso se torna evidente para as pessoas ao nosso redor. Pessoas muito tímidas provavelmente já ouviram comentários do tipo: "Por que você está tão corado?" ou "Você está suando, não é?". Infelizmente, esses tipos de observações não costumam ser úteis.

No ambiente de trabalho, isso pode limitar o progresso da empresa e, principalmente, do colaborador. Por quê? Devido às barreiras que a timidez cria (estresse, medo, ansiedade...), acaba se tornando complicado mostrar todas as habilidades. Isso pode levar a pessoa a se retrair e se fechar.

A redação recomenda

O que causa a timidez?

Antes de apresentar sugestões para lidar com esse traço de personalidade, é importante entender as origens da timidez,  Essas causas podem ser diversas e surgir desde a infância, devido a eventos traumáticos, excesso de proteção, críticas ou até mesmo falta de modelos positivos. Se não for fácil identificar essas origens, também é aconselhável buscar a ajuda de um especialista, como um psicólogo ou quem sabe um coach de autoconfiança.

Timidez, uma força?

A timidez pode variar em intensidade de pessoa para pessoa e não é algo fixo. Assim, é possível trabalhar para superar. No entanto, não é necessariamente algo negativo que deve ser eliminado em todas as situações. Pelo contrário, em algumas circunstâncias, pode até ser uma qualidade. É importante notar que a timidez nem sempre está relacionada à falta de autoconfiança, mas frequentemente está associada a dificuldades em se expressar em público.

Reconhecer os aspectos positivos da timidez é o primeiro passo. Ser uma pessoa que sofre de timidez não significa estar permanentemente limitado ou sempre em desvantagem. Embora estamos acostumados a associar a timidez à solidão ou à falta de espontaneidade, é relevante lembrar que pessoas tímidas são frequentemente observadoras e praticam a escuta ativa. Elas tendem a ser reflexivas e contemplativas, representando uma perspectiva única de ver o mundo e compreender as coisas.

No entanto, para quem quer vencer a timidez, aqui vão algumas dicas.

Dicas para superar a timidez

Se comunique e vá devagar

Após identificar as causas, é aconselhável não hesitar em compartilhar com colegas ou superiores sobre a sua situação. Embora esse passo possa ser difícil, ele ajuda a ser ouvido e a obter compreensão. Além disso, não se apresse em mudar rapidamente. Trabalhar nesse aspecto leva tempo, então siga o seu ritmo e não se pressione.

Participe de atividades

Sabemos que pode ser desafiador, mas tente se engajar em atividades (como eventos pós-trabalho, almoços de equipe, seminários etc.). Isso gradualmente ajudará você a se acostumar a estar em grupo e a se destacar mais.

Dê um passo para trás

Em cada situação, dê um passo para trás. Se você estiver ansioso em uma situação ou em uma conversa, não entre em pânico. Pergunte a si mesmo se o medo é realmente justificado. Seus superiores e colegas são tão humanos quanto os outros, e um pequeno contratempo não vai afetá-los drasticamente. Leve a situação com calma e se pergunte se isso realmente importará em um dia, uma semana ou um ano. Você logo perceberá que não é tão grave quanto parece.

Pratique exercícios que relaxem

Falando em relaxamento, a respiração pode ser um exercício útil para combater a timidez. Quando estiver estressado ou em uma situação difícil, faça algumas respirações profundas para se acalmar. Além disso, há outros exercícios que podem ajudar a lidar com o estresse, como a prática de visualização.

O que é a visualização?

Antes de um evento ou reunião, experimente imaginar-se na sala, participando da interação, se vendo confiante e destemido. Essa técnica mental pode ajudar a preparar sua mente para a situação que se aproxima. Além disso, engajar-se em atividades como o teatro pode ser benéfico para superar a timidez. É interessante notar que diversos atores, como Emma Watson, Lady Gaga, Angelina Jolie e Keanu Reeves, conseguiram vencer a timidez através de técnicas como o RPG.

Aceite desafios 

Por último, a maneira mais eficaz de enfrentar a timidez é através da prática. Estabeleça desafios para si mesmo, como liderar uma reunião, fazer uma apresentação para um grupo, ou comprometer-se a contribuir pelo menos uma vez durante uma discussão em grupo. Comece com desafios pequenos e vá progredindo gradualmente. Com o tempo, você se sentirá mais à vontade.

Como você percebeu, a timidez não é um obstáculo insuperável. Com um pouco de ajuda e motivação, você logo encontrará seu espaço aberto e se sentirá mais confortável (ou pelo menos tolerante).

A escolha é sua!

.

Gostou do artigo e quer ficar por dentro sempre das novidades do The Daily Swile?

Participe da nossa comunidade no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as tendências do mundo do trabalho: https://bit.ly/zap-thedailyswile

Gabriela Dias

Conteúdo

Assim como a tinta de uma caneta pode transformar um papel em branco, gosto de pensar que, como conteudista, minhas palavras têm […]

A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.

Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.

Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade