Defesa dos colaboradores: a solução definitiva para atrair e reter talentos?
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E se, para melhorar a imagem da sua marca empregadora, a solução fosse encontrada nas práticas de marketing? Chamada de ‘’defesa do […]
E se, para melhorar a imagem da sua marca empregadora, a solução fosse encontrada nas práticas de marketing? Chamada de ‘’defesa do colaborador’’, a promoção de uma empresa por suas pessoas colaboradoras é uma verdadeira ferramenta inovadora e autêntica. Vamos entender mais sobre o assunto?
Uma pesquisa realizada pela Sprout Social revelou que as pessoas são sete vezes mais propensas a confiar em um post feito por uma pessoa colaboradora do que um feito pela própria empresa. Isso ocorre porque os consumidores valorizam as opiniões autênticas e imparciais, e enxergam os profissionais como especialistas confiáveis.
Por trás desse fato, uma nova realidade: para atrair e reter, a marca empregadora das empresas deve estar em todo o seu esplendor.
Faça as pessoas colaboradoras brilharem
Um por todos e todos por um! Muitas empresas já entenderam a importância de envolver seus colaboradores na promoção de sua imagem. No final do dia, uma série de benefícios:
Aumento da visibilidade
Quando as pessoas colaboradoras compartilham conteúdo positivo e relevante sobre a empresa nas redes sociais, elas se tornam embaixadoras da marca. Isso resulta em um aumento significativo de visibilidade. Afinal, suas postagens alcançam pessoas que podem não estar familiarizadas com a empresa, aumentando a exposição da marca de forma orgânica e destacando a organização em meio à concorrência.
Construção de confiança
Um colaborador que divide suas experiências autênticas e positivas cria conexões emocionais com o público, gerando confiança. Essa confiança se traduz em maior credibilidade para a marca, pois as pessoas acreditam que os profissionais têm conhecimento especializado e não estão apenas promovendo a empresa por obrigação. Lembre-se: A confiança é um fator-chave para estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes.
Geração de leads qualificados
Quando os profissionais criam conteúdos relevantes, eles atraem a atenção de potenciais clientes que têm interesse em seu setor ou nas soluções oferecidas pela empresa. Esses leads são mais propensos a se converterem em clientes reais, uma vez que já estabeleceram uma conexão inicial com a marca por meio do colaborador. Além disso, os leads terão uma taxa de conversão mais alta, pois já têm confiança na recomendação de alguém que conhecem.
Fortalecimento do engajamento interno
A defesa dos colaboradores cria um senso de orgulho e pertencimento, afinal, as pessoas colaboradoras se sentem valorizadas e têm a oportunidade de contribuir ativamente para o sucesso da empresa. Esse engajamento aumentado resulta em uma força de trabalho mais motivada e produtiva, impactando positivamente o desempenho geral da empresa.
Uma solução para fidelizar, mas não um milagre
A defesa dos colaboradores não é a primeira nem a única resposta à retenção de talentos, cujo problema é muito mais completo. A estratégia pode aumentar o comprometimento daqueles que já estão motivados. Mas lembre-se: é baseado no trabalho voluntário, e não vai fazer milagre com profissionais desvinculados .
Bônus: 4 ferramentas de defesa do colaborador
- Redes sociais (LinkedIn, Instagram, etc.): conteúdo veiculado ou gerado por pessoas colaboradoras;
- Plataformas de opinião de profissionais: Glassdoor, Google Review, etc;
- Falando na mídia ou blogs parceiros ;
- Contribuição para a estratégia de conteúdo da empresa (artigo de blog, podcast, webinar etc.)