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Atuação com propósito: a importância de atrair talentos alinhados aos valores das empresas

Trabalhar com propósito e com algo que vá ao encontro dos seus valores é importante para você? É fato que o trabalho […]


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Trabalhar com propósito e com algo que vá ao encontro dos seus valores é importante para você?

É fato que o trabalho é uma parte essencial das nossas vidas e que, na grande maioria das vezes, passamos mais horas no escritório, com colegas, do que em casa com a nossa família. É por conta disso que muitas pessoas buscam atuar com atividades que lhes dêem motivação e que tenham valor.

Esse é um assunto que tem sido bastante debatido atualmente, principalmente pelas gerações mais novas, que tendem a buscar uma atuação mais significativa e com mais oportunidades de engajamento em causas de seu interesse.

Mas o que isso influencia na atração e fidelização de talentos nas empresas? Vem comigo que eu te explico no artigo abaixo. 

Atuação com propósito: o que significa? 

Você vê sentido naquilo que faz e, ao final do dia, acredita que entregou produtos e/ou projetos significativos, que ajudarão alguém de alguma forma?

Ou você aparece todo dia no seu trabalho, faz o que precisa ser feito e torce para que o final de semana, ou do mês, chegue logo?

Caso tenha se identificado com a segunda opção, há grandes chances de você não enxergar um sentido, ou um propósito, nas atividades que exerce diariamente. 

Quando falo em atuar com propósito, estou me referindo a realizar funções que tragam motivação, realização e satisfação, tanto profissional quanto pessoal. Não necessariamente significa que precisa ser algo gigante, que mudará o mundo. 

Porém, trabalhar com propósito pode sim mudar o seu jeito de ver a vida, assim como as trocas e experiências que têm com as pessoas ao seu redor.

Características de uma geração ou mudanças no mercado de trabalho?

Ao longo do tempo e passando pela influência de diversos aspectos, como contextos sociais, guerras, globalização, pandemia, entre outros, as relações de trabalho se modificaram e ainda se encontram em constante transformação.

A visão que se tinha há alguns anos já não é mais a mesma e, hoje, os profissionais procuram por mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Segundo a pesquisa Global Work Wellbeing Report, realizada pela Indeed em 2024, o engajamento e a satisfação dos colaboradores vêm apresentando quedas nos números, principalmente após o período pandêmico.

Os resultados do estudo comprovam que apenas 22% dos entrevistados acreditam que estão prosperando no trabalho, enquanto 78% estão tendo dificuldades em áreas como felicidade, satisfação, estresse e propósito.

E quanto a esse último tópico, mais especificamente, 48% dos entrevistados não concordam que o trabalho que exercem tem um senso de propósito claro.

É certo que cada vez mais profissionais procuram por empresas com valores bem definidos, presentes na cultura e na vivência diária dentro dos ambientes organizacionais. Isso porque os talentos da nova geração têm se mostrado mais críticos com seu lugar no mundo e com o impacto que nossas ações em conjunto podem causar.  

Por esse motivo, é fundamental que as companhias promovam iniciativas de atração e fidelização de colaboradores, bem como fortaleçam suas marcas empregadoras impulsionando a proposta de valor durante toda a jornada do talento.

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Talentos alinhados aos valores e ao propósito da empresa performam melhor?

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Além de ter as necessidades básicas supridas (salário, benefícios, como os da Swile, qualidade de vida), o primeiro aspecto que me vem à cabeça é a vontade de evoluir. Em outras palavras, é o match com o desafio que você terá pela frente.

A entrega de qualidade e a sensação de satisfação em ver que você conseguiu entregar o que queria, o que se propôs a entregar, é indescritível.

No entanto, algo que também influencia muito é o que a empresa tem capacidade de entregar diariamente ao colaborador, que o atraia, o faça se sentir parte de algo e inspire aquele profissional a querer melhorar o produto ou serviço.

São os valores e o core da companhia que fazem com que as pessoas colaboradoras encontrem um sentido no que estão fazendo e com que entreguem o seu melhor.

É por isso que, hoje, as empresas precisam comunicar com muita clareza o impacto do seu negócio quando falam de marca empregadora, e não apenas como é trabalhar naquela determinada organização.

Fale de negócio e mostre seu impacto

Vejo muitas organizações focadas em construir posicionamentos de Employer Branding, ou marca empregadora, mostrando seus programas e benefícios. Porém, muitas vezes, elas deixam de falar sobre o negócio, que é um fator decisivo e muito importante.

Sobre isso, reforço que comunicar sobre o negócio em si é tão relevante quanto contar sobre as iniciativas de qualidade de vida e bem-estar disponíveis aos colaboradores, por exemplo.

Para estruturar uma marca empregadora forte, que valorize os profissionais e promova valor e sentido ao que fazem, a comunicação precisa estar diretamente atrelada ao negócio, àquilo que move a companhia e todos que fazem parte dela.

Para fechar, vale a pena ressaltar os seguintes pontos: talentos que atuam com propósito e estão alinhados aos valores da empresa performam melhor. E é essencial que a sua marca empregadora ande de mãos dadas com o core do seu negócio. 

Afinal, as estratégias precisam estar alinhadas para que a companhia continue prosperando e os colaboradores engajados e fidelizados continuem entregando o seu melhor.   

Obrigada por ter lido até aqui e até o próximo artigo!

Angélica Madalosso

CEO e cofounder da ILoveMyJob

CEO e cofounder da ILoveMyJob | Coautora do livro Employer Branding Expert | Especialista em Employer Branding e Marca Empregadora | Employee Experience | Marketing de Recrutamento | EVP | Comunicação Interna

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