As 4 habilidades profissionais mais procuradas até 2025
2025 mais próximo do que você imagina, e que tal se antecipássemos um preview das habilidades que devem ser adicionadas (ou aprimoradas) […]
2025 mais próximo do que você imagina, e que tal se antecipássemos um preview das habilidades que devem ser adicionadas (ou aprimoradas) para chamar a atenção dos empregadores e se destacar no emprego dos seus sonhos? Entre as várias competências existentes, aqui estão as quatro habilidades que irão se destacar, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, e que serão relevantes para todas as profissões.
Mas antes, vamos começar com um dado importante: De acordo com o World Economic Forum 2023, seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade das pessoas colaboradoras tem acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente. Ao mesmo tempo, o relatório estima que, em média, 44% das habilidades de um trabalhador individual precisarão ser atualizadas.
Então… você está preparado para ganhar essa corrida?
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Habilidade em solucionar problemas
"Ação e reação" ou melhor, "problema e solução": este é o novo lema dos recrutadores. Com as sucessivas crises e a tendência de saídas discretas, a prioridade número um para eles é encontrar colaboradores ágeis e proativos.
Ellen Rocha, Marketing Manager do Spotify, é um ótimo exemplo de aplicação dessa habilidade:
"O que me ajudou muito a desenvolver pensamento estratégico foi entender como eu me relacionava com outras pessoas e como eu poderia aproveitar soluções e ideias de outras áreas de conhecimento que podem te ajudar a resolver problemas da sua própria área."
No entanto, a habilidade de resolver problemas não surge da noite para o dia. Ela é construída com base em três atitudes:
- Análise: Uma mente analítica será capaz de avaliar a situação, dividir o problema em várias tarefas e medir a melhor opção.
- Criatividade: quem diz criatividade, diz inovação. Esta é a habilidade-chave que permitirá que você pense fora da caixa e traga soluções inovadoras para a mesa. E ao contrário do que se pensa, não está reservado à comunidade artística ou aos caminhos frenéticos das startups.
- Tomar a iniciativa: também conhecido como inimigo jurado da procrastinação. Uma habilidade muito útil para definir seu plano de ação anual 2 semanas antes de seus colegas.
Autonomia e excelência entre as habilidades
A autonomia é uma habilidade que funciona em mão dupla: ela faz sentido quando o empregador oferece liberdade e flexibilidade suficientes ao colaborador, e este, por sua vez, as abraça. Em uma era em que o trabalho remoto e o modelo híbrido de trabalho estão em alta, os empregadores valorizam a autonomia como uma das principais habilidades procuradas até 2025.
Na prática, a autonomia é construída sobre os seguintes pilares:
- Gerenciamento do estresse: O estresse pode surgir em qualquer momento da carreira. Em doses moderadas, pode até ser benéfico. Porém, saber lidar com ele e trabalhar com tranquilidade, controlando as emoções, é uma vantagem crucial - tanto para a vida profissional quanto pessoal (nossa saúde mental agradece!).
- Capacidade de adaptação: Diante das mudanças, os empregadores valorizam os colaboradores que demonstram agilidade. Mais do que um simples termo da moda, agilidade descreve a habilidade de navegar por territórios desconhecidos e mostrar resiliência. Essa qualidade é especialmente apreciada em face da incerteza econômica que prevalece.
- Senso de organização: Muitos de nós têm o desejo de ser tão organizados. Mesmo que você não atinja esse nível de organização, ter a habilidade de gerenciar suas tarefas e projetos profissionais é um excelente começo. Além disso, existem diversas metodologias disponíveis para ajudar nesse processo, como o Kanban, o método Pomodoro e o Planejamento em Sprints. É como ter um menu completo de técnicas para melhorar sua organização e planejamento.
Inteligência coletiva ou a arte do trabalho em equipe
Há um ditado que diz "sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe". A menos que você seja um vigia noturno em um museu, essa afirmação é verdadeira. Os recrutadores vão prestar atenção especial aos funcionários - especialmente aos gestores - que têm a capacidade de unir, motivar e tomar decisões que beneficiem o grupo como um todo.
Isso se aplica ainda mais à cooperação em equipe, entre colegas. Às vezes, pode se parecer com um jantar de Natal em família, mas os empregadores valorizam as pessoas colaboradoras e gerentes que sabem lidar com conflitos, dar um passo atrás na situação e chegar a decisões concretas após discussões.
Além das habilidades de liderança, a abertura, a comunicação, a empatia e a escuta ativa são qualidades essenciais para uma boa colaboração em grupo. E se você precisa de uma ideia para fortalecer a coesão da sua equipe, considere o Team Building!
Para os amantes da tecnologia: dominando as ferramentas
Se esperávamos um avanço incrível em habilidades até 2025, é especialmente nas habilidades técnicas que os recrutadores estão de olho.
Keiko Mori, Líder de Produto para Search Ads no Google, explica bem esse novo cenário:
"Não pense que a transformação digital é sobre tecnologia. A questão não são quantas plataformas ou ferramentas você domina. O que vai diferenciar você hoje no mercado, em uma entrevista ou processo seletivo, é o que você faz com as ferramentas. Não é só sobre tecnologia, é sobre pessoas."
Não é surpresa que, com a digitalização e o avanço da inteligência artificial, os recrutadores estejam buscando candidatos que estejam entusiasmados com as novas tecnologias. Eles devem ter a capacidade de dominar as mais recentes ferramentas e também de se manter atualizados sobre as últimas tendências tecnológicas.
Enquanto as inteligências artificiais já fazem parte do nosso cotidiano há algum tempo (em motores de busca e redes sociais, por exemplo), as tecnologias mais recentes estão em destaque, com o Chat GPT como exemplo, que pode até redefinir o cenário das profissões do futuro.
E como desenvolver as habilidades do futuro?
Na busca por se preparar para as demandas do amanhã, encontramos dois conceitos-chave: aprimoramento e reinvenção.
Aprimoramento (Upskilling): Isso envolve aprimorar suas habilidades existentes, como adicionar novos recursos a uma ferramenta já afiada. Imagine polir uma joia preciosa. Upskilling é o processo de afiar ainda mais suas competências atuais para mantê-las relevantes em um mundo em constante evolução. É como adicionar novos truques ao seu repertório enquanto continua aprimorando os que já possui.
Reinvenção (Reskilling): Aqui, estamos falando de uma transformação mais radical. É como remodelar completamente a joia para criar algo novo e impressionante. Reskilling envolve aprender habilidades completamente novas ou mudar sua carreira para se adaptar a um ambiente em constante mudança. É a capacidade de se reinventar para atender às necessidades do futuro.
Um último lembrete: não importa a situação atual que você encara, uma coisa é clara: todos os profissionais, em todas as áreas e posições, devem apostar no aprimoramento das habilidades necessárias para o futuro.
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