Como a Inteligência Artificial pode auxiliar na gestão de marca empregadora?
A Inteligência Artificial, conhecida carinhosamente como IA, vem transformando nossas vidas de diversas formas nos últimos anos – e a gestão de marca empregadora, ou employer branding, não é uma exceção. Nessa área relativamente nova, a IA se tornou uma ferramenta bastante útil para os profissionais e para as próprias empresas, oferecendo soluções inovadoras e eficazes para atrair e engajar talentos.
A IA, explorada há anos nos filmes de ficção científica, é um campo que estuda e cria sistemas digitais capazes de realizar tarefas que normalmente necessitam de inteligência humana. Ela está se tornando cada vez mais sofisticada e capaz de lidar com tarefas complexas e, neste artigo, você confere alguns exemplos de como essa tecnologia pode auxiliar no dia a dia da gestão de marca empregadora.
Eficiência
Atualmente, uma das maiores dores dos profissionais de employer branding é o fato de que, muitas vezes, eles são uma “euquipe”, ou têm um time muito enxuto comparado ao volume de trabalho a ser feito. As ferramentas de IA vieram para dar mais eficiência e velocidade às ações e estratégias, que muitas vezes dependiam das entregas de fornecedores ou agências.
Assim, com mais rapidez e robustez para colocar as ideias em prática, é mais fácil para as empresas verem o resultado da gestão de marca empregadora e construírem uma equipe de EB ideal.
De modo geral, uma das principais vantagens do uso da IA é a automatização de tarefas repetitivas, que normalmente demandam bastante tempo e atenção, mas não exigem nenhum tipo de criatividade humana. No employer branding especificamente, essa ferramenta pode ser útil no planejamento de estratégias de conteúdo, transcrição de áudios de entrevistas e criação de relatórios de métricas de redes sociais, por exemplo.
Na ILoveMyJob, 1º hub de employer branding do Brasil, começamos a usar IA para transcrever e coletar insights de grupos focais. Essas entrevistas são realizadas com diversas pessoas durante o processo de diagnóstico de marca empregadora e possuem cerca de 1 a 2 horas de duração – ou seja, muito conteúdo bruto em áudio.
A redação recomenda
Depois que começamos a transcrição com Inteligência Artificial, conseguimos economizar vários minutos e liberar tempo para que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas.
Outro uso interessante da IA para aumentar a eficiência acontece no LinkedIn Talent Solutions. Nessa plataforma, a tecnologia permite uma segmentação precisa do público, o que acaba aumentando a eficácia e o alcance dos posts de campanhas de recrutamento e de awareness de marca empregadora, por exemplo.
Personalização
A atenção aos detalhes e à história de cada pessoa é uma parte fundamental da atração e fidelização de profissionais. Afinal, ninguém gosta de passar a maior parte do dia trabalhando em uma empresa que parece tratar os colaboradores apenas como números. Ao mesmo tempo, os profissionais costumam apreciar quando são reconhecidos por suas individualidades e características próprias.
Nesse aspecto, a IA facilita a criação de experiências personalizadas para candidatos e colaboradores. Essa personalização pode ocorrer desde a comunicação inicial, em mensagens durante o processo seletivo, até em momentos do onboarding e de ações de engajamento contínuo dos talentos.
Para criar uma experiência inovadora e surpreendente nos primeiros dias dos profissionais recém contratados, sua empresa pode introduzir chatbots e assistentes virtuais para interagir com cada pessoa. Essas ferramentas podem ser programadas para responder perguntas e guiar pelos processos e regras da empresa, etapas fundamentais em qualquer onboarding.
Outro bom exemplo é a personalização de brindes e documentos com o nome e cargo de cada colaborador. Normalmente, esses materiais personalizados são entregues em momentos marcantes da carreira dos talentos, e a personalização pode ser o toque final para criar memórias inesquecíveis.
Mas as possibilidades de aplicações não param por aí! Plataformas como a Degreed são conhecidas por usar a IA para criar ferramentas personalizadas para treinamento e desenvolvimento de habilidades.
Nesse caso, a Inteligência Artificial recomenda cursos e treinamentos baseados nos interesses e nas necessidades de cada colaborador, estimulando a busca por novos conhecimentos e melhorando as habilidades necessárias para que os talentos do time sejam cada vez mais produtivos.
Análise de dados
A análise de grandes volumes de dados também é um benefício da IA, que é capaz de organizar e identificar rapidamente padrões e tendências. Isso permite que os profissionais de employer branding tomem decisões mais rápidas e baseadas em dados.
Ela pode ser aplicada na análise de relatórios de métricas de redes sociais, por exemplo, Assim, é mais fácil quantificar e visualizar métricas como engajamento, conteúdos mais curtidos e seguidores que podem ser candidatos em potencial.
Outro exemplo real desse benefício é observado na plataforma Gupy, durante a triagem de currículos. Nesse caso, a IA faz um ranking dos perfis mais compatíveis com a vaga, uma ferramenta muito útil especialmente para posições com muitos detalhes específicos ou que exigem qualificações obrigatórias.
Entretanto, é importante lembrar que sempre precisaremos de humanos nesse processo para evitar a alteração de resultados baseados em possíveis vieses e preconceitos vindos da Inteligência Artificial.
Um futuro de infinitas possibilidades
Com a criação de softwares como o ChatGPT, o uso da Inteligência Artificial por pessoas que não atuam diretamente com a área de tecnologia está sendo cada vez mais difundido. Por ser uma novidade em alta, com ferramentas que avançam a cada dia, o futuro da IA é promissor.
Além dos benefícios como eficiência, personalização e facilidade na análise de dados, espera-se que a IA se torne ainda mais útil para as estratégias de employer branding, ajudando as empresas a se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Então, se você ainda não começou a explorar as possibilidades da IA no employer branding, agora é o momento perfeito para começar!