mundo do trabalho

Futuro do RH: e se o recrutamento passasse pelo TikTok?

TikTok é o aplicativo mais baixado do mundo. Se essa informação não te impressionar, aqui vai outra: o tempo médio dos usuários […]


6 min
30 octobre 2024por Lucas Ericlyn

TikTok é o aplicativo mais baixado do mundo. Se essa informação não te impressionar, aqui vai outra: o tempo médio dos usuários na plataforma ultrapassa 30 horas mensais. Chocante, né? Aqui no Brasil, temos 84 milhões de usuários ativos. Seu potencial de alcance, quando falamos de anúncios, é atingir 45% da população brasileira. Chegou a hora dessa potência fazer parte do dia a dia dos recrutadores.

Esses números alarmantes, desconcertantes, perturbadores, impressionantes (escolha seu adjetivo) não podem mais ser ignorados. As marcas entenderam isso, mas o mundo do trabalho também precisa. Algumas empresas já deram o primeiro passo, outras talvez pensem que essa rede social não é o local para isso. Um erro que precisa ser corrigido.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2024, 37% dos usuários do TikTok utilizam a plataforma para acompanhar e curtir vídeos de marcas e empresas que gostam, e 1 em cada 3 usuários estima que passará (ainda) mais tempo nela.

E a pergunta que você pode estar se fazendo depois de todos esses dados é: qual é a relação do TikTok com o recrutamento? De fato, isso é uma barreira que Matthias Jean, fundador da Tarentö, uma agência de comunicação para RHs, encontra regularmente: "Durante uma conferência, eu disse que era preciso ir ao TikTok para recrutar, e me responderam: 'Matthias, eu não quero ir ao TikTok porque não quero que um conteúdo sobre uma vaga seja consumido como se estivessem comprando sapatos'".

Em seu blog direcionado para empresas, o Instagram informa que os 3 primeiros segundos de um vídeo são fundamentais para capturar a atenção do usuário e impedir que ele role o feed buscando um conteúdo que chame mais sua atenção.

“Hoje, a curva de atenção está em declínio, e o TikTok serve como uma plataforma fundamental para ‘capturar’ um colaborador. Na verdade, não devemos ver o TikTok como o fim. Não se faz (ou quase não se faz) recrutamento direto no TikTok. Você ‘captura’ alguém e depois o leva ao seu funil de conversão, para o seu site de carreiras, por exemplo. E aí, você aprofunda e vai em direção ao recrutamento”, acrescenta Matthias.

A palavra chave é: comunidade! Se a necessidade de recrutamento é urgente, o TikTok não é uma boa opção, já que o ideal da plataforma é a construção de comunidade, e isso não acontece do dia para noite. Segundo um estudo de 2024 divulgado pela Globo, 75% da Geração Z declara que pertencem a fandoms (termo usado para descrever uma comunidade de fãs que se identificam pela empatia e amizade entre os membros, já que compartilham interesses em comum).

Para endossar ainda mais essa ideia, dá uma olhada nesses dados levantados pelo TikTok em 2023: 76% dos entrevistados dizem que gostam quando as marcas fazem parte de grupos de interesse (ou fandoms) especiais no TikTok, 58% descobrem novas marcas e produtos na plataforma, o que representa 14% a mais do que em outras plataformas ou redes sociais. Impressionante, né?

A construção de comunidade é a chave para sua marca conseguir se destacar na plataforma, o que levará ao engajamento dos usuários que serão impactados pelos conteúdos criados pela sua marca e, consequentemente, aumentará o alcance para outros subgrupos. Por isso, começamos esse tópico avisando que essa construção não é do dia para noite; a constância deve ser sua meta!

“Se você está disposto a investir tempo e, consequentemente, um pouco de dinheiro, é o melhor investimento possível. E isso para qualquer empresa. A ideia é mostrar os elementos da marca empregadora que a definem como uma empresa singular. Uma conta no TikTok requer conhecimento em vídeo, mas principalmente, é o seu discurso de marca empregadora que deve ser o destaque. E cada empresa tem vantagens interessantes: flexibilidade do horário de trabalho, escritórios incríveis, trabalho remoto...” acrescenta Matthias. Para resumir, falar sobre a empresa, mas não sobre si mesmo.

A redação recomenda

LinkedIn de dia, TikTok à noite

Naturalmente, temos a tendência de querer ir ao LinkedIn para recrutar. Segundo um estudo divulgado, 90% dos recrutadores utilizam essa rede social na seleção de talentos, mas existe um ponto importante aqui. O LinkedIn divulgou um relatório sobre o futuro do recrutamento, onde menciona que a comunicação, criação de relacionamento e adaptabilidade serão as 3 competências mais importantes para os profissionais da área. Indo além, eles também destacam os principais desafios para recrutadores nos próximos 5 anos, sendo que a concorrência por com outras empresas por atenção está em primeiro lugar, e em segundo, a atração e retenção de talentos da Geração Z.

Viu como todos os pontos se conectam? Não há estratégia apenas em uma ou outra rede social. O segredo está em utilizar ambas! Quer saber um dado curioso? Globalmente, o LinkedIn é mais acessado das 8h às 14h, enquanto o TikTok começa a ter mais usuários das 14h às 20h. Sabe o que isso significa? Matthias explica!

“O ‘jovem’ vai estar conectado no LinkedIn durante o dia e à noite no TikTok. Você quer ser visível o dia todo ou apenas em uma parte dele? A resposta é fácil: claro que devemos comunicar no LinkedIn, e claro que devemos comunicar no TikTok. Se não fizer em um e no outro, devemos aceitar não ser visíveis o dia inteiro”. Implacável.

Quer um exemplo de quem está fazendo isso muito bem? Como transformar uma mensagem corporativa do LinkedIn para o TikTok? “Essa é a maior complexidade das empresas hoje, e é por isso que muitas têm dificuldade em se lançar no TikTok”. O melhor exemplo talvez esteja onde o desafio é mais árduo. “É preciso olhar para as empresas que têm a marca empregadora mais difícil”, admira ele.

Mas tem empresas que estão investindo muito nisso! A Cimed é um grande case de sucesso. Além da conta da Karla Marques, vice-presidente da companhia (que está bombando), existem cases bem legais no próprio perfil da marca, como neste vídeo (com quase 60 mil visualizações), onde somos levados em um tour pela empresa. Outra companhia que soube internalizar isso muito bem também foi a Hering, como neste vídeo (com mais de 900 mil visualizações), onde podemos acompanhar como a própria equipe utiliza as roupas de um lançamento.

Como podemos ver, deixar de utilizar o TikTok é um absurdo nos dias de hoje. “Se as empresas não vão para lá, é porque não têm tempo, dinheiro ou conhecimento, e essas três dificuldades podem ser resolvidas”, acrescenta o fundador da agência. “Existem muitas empresas que fazem conteúdos no Instagram, que só precisariam republicá-los no TikTok. Apenas repostar. Não há nenhuma desculpa.”

Se o TikTok parece ser uma das melhores estratégias atuais para recrutar os talentos do futuro, qual será o próximo passo? “Amanhã, o verdadeiro tema dos recrutadores será onde encontrar embaixadores. Você não pode mais se comunicar apenas com o departamento de comunicação interna. Isso ainda acontece muito. São necessários programas de embaixadores, pessoas que defendam sua empresa”. Um amor que nasce no pessoal para o profissional.

Lucas Ericlyn

Editor de Conteúdo

Sou um conteudista apaixonado pelas palavras, cultura e inovação. Aposto nos artigos e nos textos como um esportista nas suas habilidades, um […]

A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.

Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.

Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade