Fortalecendo a reputação da Marca Empregadora em momentos de crise
A gestão de crises é um desafio complexo e que pode surgir para qualquer organização, especialmente quando falamos de catástrofes climáticas e naturais. Além de todos os impactos na operação das empresas, elas também podem afetar profundamente o time de colaboradores, tanto emocional quanto financeiramente.
Neste artigo, vamos falar sobre as principais estratégias de comunicação e iniciativas de apoio para proteger a sua marca empregadora ao enfrentar crises.
Primeiros passos na comunicação
Infelizmente, as catástrofes climáticas não estão tão distantes das empresas brasileiras quanto muitos poderiam imaginar. No primeiro semestre de 2024, infelizmente presenciamos um exemplo real disso: o Rio Grande do Sul viveu a maior enchente da sua história por conta das chuvas intensas, que deixou milhares de pessoas desabrigadas e impactou grande parte das empresas do estado.
De um dia para o outro, as organizações tiveram que lidar com incontáveis problemas e desafios que surgiram desse desastre climático – mas por onde começar? Nesses casos, o primeiro passo é entender que durante toda a crise, a transparência e a empatia são fundamentais e devem guiar as comunicações da sua empresa.
Após a identificação de uma crise, as primeiras ações para conhecer os danos precisam ser feitas rapidamente. As organizações devem entrar em contato com todos os colaboradores que moram ou possuem parentes nas áreas afetadas, buscando entender os possíveis impactos à saúde física e às residências das pessoas.
Depois disso, é preciso comunicar claramente quais foram os impactos que a catástrofe teve no time e nas operações da empresa. Isso inclui fornecer informações sobre a extensão dos danos, como eles afetam as instalações e como isso pode alterar a rotina de trabalho dos profissionais da equipe.
É hora de estar mais próximo do time
Em tempos de crise, os colaboradores precisam sentir que a empresa se preocupa com seu bem-estar. Uma das primeiras iniciativas para cuidar do time e criar esse sentimento é manter contato diário com as pessoas mais prejudicadas, buscando reports sobre a situação atual e como a empresa pode ajudar.
Outra maneira de investir no bem-estar da equipe é informar as pessoas constantemente sobre iniciativas de apoio, como medidas de auxílio do governo ou ações solidárias promovidas pelos profissionais do time.
A redação recomenda
As organizações também podem gerar o sentimento de pertencimento ao fornecer suporte financeiro e emocional para as pessoas mais afetadas. Isso pode acontecer na forma de ajuda financeira direta, como adiantamentos salariais ou subsídios especiais, ou oferecendo serviços de apoio emocional e psicoterapia, por exemplo.
Também é importante comunicar sobre essas iniciativas de auxílio para todas as pessoas do time, lideranças e investidores. Além de dar mais força aos projetos, falar sobre essas ações fortalecerá a marca empregadora, pois isso transmite confiança e cuidado com as pessoas que fazem parte da construção diária da empresa.
CEO em ação
Normalmente, as informações chegam mais longe e são melhor recebidas quando quem comunica é uma figura de autoridade. Por isso, o pronunciamento oficial de um CEO em canais de comunicação interna é capaz de aumentar a confiança do time e, por consequência, a reputação da marca empregadora.
O pronunciamento pode ser curto, como um vídeo simples do CEO falando sobre o posicionamento da marca perante a crise, quais medidas já foram tomadas e quais serão os próximos passos. Se a liderança possuir uma presença externa nas redes sociais, esse posicionamento também pode ser comunicado no LinkedIn ou no Instagram de carreiras da empresa.
Revise a comunicação e as redes sociais
Crises climáticas são eventos de grandes repercussões, que podem mobilizar a mídia e os assuntos mais comentados nas redes sociais por um longo tempo. Por isso, é importante modificar as comunicações para que tenham um tom alinhado com o momento, minimizando conteúdos com grandes festividades ou trocadilhos.
Uma boa recomendação é revisar (e adequar, se necessário) as mensagens de aniversários e datas comemorativas, tanto de comunicação interna quanto externa. Além disso, a empresa não pode esquecer de avaliar seus perfis nas redes sociais, evitando manter peças como capas de LinkedIn e avatares com tons celebrativos.
Outra medida para manter a reputação da marca empregadora e não gerar mais crises em momentos difíceis é evitar fazer comunicações desnecessárias em canais como LinkedIn ou Instagram. Em vez disso, a dica é focar em conteúdos sobre a crise até quando boa parte das comunicações locais forem sobre esse assunto.
E depois?
Após o ápice da catástrofe e dos problemas acarretados por ela, as empresas podem diminuir a frequência das comunicações, mas devem seguir informando seu público periodicamente sobre o status das operações e as iniciativas de apoio.
Depois do maior choque, é importante criar maneiras de reconhecer os colaboradores que contribuíram ativamente durante a crise. Além disso, uma boa forma de manter as pessoas engajadas é criando um grupo com as pessoas que desejam ser voluntárias, incentivando a adesão do time a movimentos em prol da reconstrução da sociedade.
Gerenciar a marca empregadora durante uma crise é um desafio complexo, mas essencial. Mesmo que a empresa não possua espaços físicos em lugares afetados pela tragédia, a forma como ela engaja os colaboradores e a comunidade diz muito sobre a postura humana e cultural daquela organização. Lembre-se: transparência na comunicação, empatia e solidariedade são as chaves para superar desafios em tempos difíceis e fortalecer a reputação da sua marca.