Como dar um bom feedback: aplicando o método COIN
Enquanto metade dos líderes globais não sabem dar feedbacks, o método COIN aparece como um bom caminho. Não são receitas prontas, mas alternativas para evoluirmos uma cultura por inteiro.
Você provavelmente não tem ideia do impacto que um feedback bem construído pode causar em uma pessoa colaboradora, né? Aqui, a gente mostra para você como conseguir. Em apenas quatro passos.
Você realmente entende a importância do feedback? Ouvimos muitas informações sobre isso, lemos diversos artigos e nos deparamos com vários números reveladores. Aqui estão alguns deles:
- De acordo com uma pesquisa da Pulses, reconhecer a qualidade do trabalho de um profissional faz as equipes estarem entre 2 a 4 vezes mais engajadas;
- Um estudo realizado pela Feedz revelou que 94% dos profissionais compreendem melhor o trabalho em empresas que realizam feedback frequente;
- De acordo com a Forbes, 4 em cada 10 trabalhadores se sentem menos engajados quando recebem pouco ou nenhum feedback da liderança;
- A mesma pesquisa aponta que 82% das pessoas colaboradoras apreciam feedback positivo e negativo.
Feedback (quase) perfeito com o método COIN
Agora que entendemos a importância do feedback, é hora de aprender ou relembrar como fazê-lo corretamente. Uma pesquisa realizada pela agência de educação corporativa Insperiência mostra que mais de 50% dos líderes não sabem dar feedback. E o motivo é claro: ninguém é treinado para isso, mas assim como qualquer ferramenta, o feedback tem um método de execução. Então, relaxa!
A redação recomenda
Aqui está uma receita chamada método COIN (pronunciado como COIN ou "COYNE" em inglês), fornecida pelo Instituto de Treinamento Numa. Esse método consiste em 4 etapas. Acompanhe:
Contexto: Foque no ‘’onde’’ e ‘’quando’’
No método COIN, começamos pelo contexto. É crucial situar o feedback no tempo e no local adequado. Por exemplo, podemos mencionar "Nesta reunião", "Neste projeto" ou "Neste e-mail". Evite usar expressões como "Disseram-me isso". Você precisa se basear na sua própria experiência.
Observações: Concentre-se no ‘’quê’’
Forneça fatos e exemplos específicos ao dar o feedback. Diga coisas como "Naquela reunião, você não tinha o número correto" ou "Naquela situação, você foi um pouco excessivo...". Evite dar opiniões vagas ou avaliações subjetivas, como "Acho que você queria..." ou "Talvez você estivesse estressado". Seja objetivo e cite evidências concretas.
Impacto: Explique o porquê
Seja em qualquer nível de liderança, explique por que esse feedback é importante para a empresa, seja positivo ou negativo. Isso ajuda a compreender o impacto e as consequências imediatas. Por exemplo: "Perdemos um cliente devido a esse fato...", "Isso desencadeou uma reunião...".
Próximos passos: Foque no COMO
Ofereça soluções concretas para melhorar. Por exemplo, sugira: "Na próxima vez, podemos ensaiar juntos antes de apresentar". É importante fornecer um caminho a seguir, tornando o feedback construtivo e útil para o presente e futuro para os dois lados: líder e liderado.
Com o método COIN, você pode oferecer um feedback construtivo e eficaz, promovendo o crescimento e o aprendizado contínuos.
3 tipos de feedback para 3 objetivos diferentes
Quando falamos de feedback, é importante ter em mente a mensagem que queremos transmitir. Essa mensagem pode variar de acordo com o tipo de feedback. Podemos categorizá-los em 3 tipos:
- Feedback corretivo: usado para corrigir erros graves ou comportamentos inaceitáveis;
- Feedback de desenvolvimento: usado para melhorar o trabalho ou a situação;
- Feedback de reconhecimento: usado para destacar conquistas e sucessos.
Ken Blanchard diz: “Feedback é o café da manhã dos campeões”. E quem não quer ser um campeão? O feedback é uma ferramenta poderosa para ajudar no desenvolvimento profissional, capaz de fornecer informações valiosas para melhorar o desempenho, aprimorar habilidades e alcançar objetivos.
Vamos terminar com um último dado importante: De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, 72% dos empregados pensam que a sua produtividade melhoraria se os seus gestores fornecessem um feedback mais regular. Por isso, não deixe de implementar o método COIN, porque, quer dê ou receba feedback, o objetivo final é que todos progridam. E o primeiro passo é este: capacitar a liderança.
Um bônus para você
Você merece um prêmio por chegar até aqui! Agora, vamos falar sobre como abraçar o feedback como um profissional da melhor forma possível.
1. Primeiro, sintonize-se: Quando alguém está compartilhando suas percepções, ouça com olhos e ouvidos bem abertos. Não corte a pessoa no meio do raciocínio, e, se estiver na dúvida, dispare umas perguntas para esclarecer tudo direitinho.
2. Solte a mente: Abandone esse modo defensivo e vista sua capa de "super aprendiz". Feedback é um convite para crescer e brilhar. Lembre-se disso!
3. Não leve para o pessoal: Não é um ataque ao seu ego, é sobre o seu desempenho. Fique frio.
4. Vá atrás dos detalhes: Se alguma coisa não ficou clara, peça um exemplo real. Quanto mais específico, melhor.
E por último, mostre gratidão! Demonstre que você valoriza a opinião da pessoa. Agradeça e diga que está pronto para se transformar em uma versão ainda melhor de si mesmo.
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