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Como dar um bom feedback: aplicando o método COIN

Enquanto metade dos líderes globais não sabem dar feedbacks, o método COIN aparece como um bom caminho. Não são receitas prontas, mas alternativas para evoluirmos uma cultura por inteiro.


4 min
27 octobre 2023por Lucas Ericlyn

Você provavelmente não tem ideia do impacto que um feedback bem construído pode causar em uma pessoa colaboradora, né? Aqui, a gente mostra para você como conseguir. Em apenas quatro passos. 

Você realmente entende a importância do feedback? Ouvimos muitas informações sobre isso, lemos diversos artigos e nos deparamos com vários números reveladores. Aqui estão alguns deles:

  • De acordo com uma pesquisa da Pulses, reconhecer a qualidade do trabalho de um profissional faz as equipes estarem entre 2 a 4 vezes mais engajadas;
  • Um estudo realizado pela Feedz revelou que 94% dos profissionais compreendem melhor o trabalho em empresas que realizam feedback frequente;
  • De acordo com a Forbes, 4 em cada 10 trabalhadores se sentem menos engajados quando recebem pouco ou nenhum feedback da liderança
  • A mesma pesquisa aponta que 82% das pessoas colaboradoras apreciam feedback positivo e negativo.

Feedback (quase) perfeito com o método COIN

Agora que entendemos a importância do feedback, é hora de aprender ou relembrar como fazê-lo corretamente. Uma pesquisa realizada pela agência de educação corporativa Insperiência mostra que mais de 50% dos líderes não sabem dar feedback. E o motivo é claro: ninguém é treinado para isso, mas assim como qualquer ferramenta, o feedback tem um método de execução. Então, relaxa!

A redação recomenda

Aqui está uma receita chamada método COIN (pronunciado como COIN ou "COYNE" em inglês), fornecida pelo Instituto de Treinamento Numa. Esse método consiste em 4 etapas. Acompanhe:

Contexto: Foque no ‘’onde’’ e ‘’quando’’

No método COIN, começamos pelo contexto. É crucial situar o feedback no tempo e no local adequado. Por exemplo, podemos mencionar "Nesta reunião", "Neste projeto" ou "Neste e-mail". Evite usar expressões como "Disseram-me isso". Você precisa se basear na sua própria experiência.

Observações: Concentre-se no ‘’quê’’

Forneça fatos e exemplos específicos ao dar o feedback. Diga coisas como "Naquela reunião, você não tinha o número correto" ou "Naquela situação, você foi um pouco excessivo...". Evite dar opiniões vagas ou avaliações subjetivas, como "Acho que você queria..." ou "Talvez você estivesse estressado". Seja objetivo e cite evidências concretas.

Impacto: Explique o porquê

Seja em qualquer nível de liderança, explique por que esse feedback é importante para a empresa, seja positivo ou negativo. Isso ajuda a compreender o impacto e as consequências imediatas. Por exemplo: "Perdemos um cliente devido a esse fato...", "Isso desencadeou uma reunião...".

Próximos passos: Foque no COMO 

Ofereça soluções concretas para melhorar. Por exemplo, sugira: "Na próxima vez, podemos ensaiar juntos antes de apresentar". É importante fornecer um caminho a seguir, tornando o feedback construtivo e útil para o presente e futuro para os dois lados: líder e liderado.

Com o método COIN, você pode oferecer um feedback construtivo e eficaz, promovendo o crescimento e o aprendizado contínuos.

3 tipos de feedback para 3 objetivos diferentes

Quando falamos de feedback, é importante ter em mente a mensagem que queremos transmitir. Essa mensagem pode variar de acordo com o tipo de feedback. Podemos categorizá-los em 3 tipos:

  • Feedback corretivo: usado para corrigir erros graves ou comportamentos inaceitáveis;
  • Feedback de desenvolvimento: usado para melhorar o trabalho ou a situação;
  • Feedback de reconhecimento: usado para destacar conquistas e sucessos.

Ken Blanchard diz: “Feedback é o café da manhã dos campeões”. E quem não quer ser um campeão? O feedback é uma ferramenta poderosa para ajudar no desenvolvimento profissional, capaz de fornecer informações valiosas para melhorar o desempenho, aprimorar habilidades e alcançar objetivos.

Vamos terminar com um último dado importante: De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, 72% dos empregados pensam que a sua produtividade melhoraria se os seus gestores fornecessem um feedback mais regular. Por isso, não deixe de implementar o método COIN, porque, quer dê ou receba feedback, o objetivo final é que todos progridam. E o primeiro passo é este: capacitar a liderança.

Um bônus para você

Você merece um prêmio por chegar até aqui! Agora, vamos falar sobre como abraçar o feedback como um profissional da melhor forma possível. 

1. Primeiro, sintonize-se: Quando alguém está compartilhando suas percepções, ouça com olhos e ouvidos bem abertos. Não corte a pessoa no meio do raciocínio, e, se estiver na dúvida, dispare umas perguntas para esclarecer tudo direitinho.

2. Solte a mente: Abandone esse modo defensivo e vista sua capa de "super aprendiz". Feedback é um convite para crescer e brilhar. Lembre-se disso!

3. Não leve para o pessoal: Não é um ataque ao seu ego, é sobre o seu desempenho. Fique frio.

4. Vá atrás dos detalhes: Se alguma coisa não ficou clara, peça um exemplo real. Quanto mais específico, melhor.

E por último, mostre gratidão! Demonstre que você valoriza a opinião da pessoa. Agradeça e diga que está pronto para se transformar em uma versão ainda melhor de si mesmo.

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Lucas Ericlyn

Editor de Conteúdo

Sou um conteudista apaixonado pelas palavras, cultura e inovação. Aposto nos artigos e nos textos como um esportista nas suas habilidades, um […]

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