Como pedir um aumento salarial? (e realmente conseguir um)
Quem não pensa em ganhar mais dinheiro? Seja muito ou pouco, quase todos gostariam de ter um pouco extra no salário a […]
Quem não pensa em ganhar mais dinheiro? Seja muito ou pouco, quase todos gostariam de ter um pouco extra no salário a cada mês. No entanto, conseguir um aumento não é tão simples assim. Por isso, aqui estão 5 dicas que você pode seguir para impressionar seu chefe e alcançar o sucesso, deixando todos satisfeitos no final.
Os profissionais com nível superior atualmente empregados acreditam que merecem ganhar mais! 34% estão insatisfeitos com o atual salário e 6% estão muito insatisfeitos. É o que aponta o Índice de Confiança Robert Half (ICRH). Uma pergunta que sempre surge é: como devo pedir um aumento ao meu chefe? E ainda mais desafiador, como posso ter a coragem de pedir um aumento? Para conseguir essa coragem, é importante estar bem preparado.
1. Escolha o momento certo
Primeiro erro a evitar: não espere pela revisão anual. Por quê? Porque todos terão essa mesma ideia e, no final, você só estará perdendo tempo. Se você quer agir com inteligência e aumentar suas chances de sucesso, precisa agir de forma estratégica. Sugira uma conversa com seu chefe, explicando por que e como você quer se reunir. Seu chefe deve estar aberto para ouvir seus argumentos e responder a eles.
E quando é o momento certo? Aqui estão 3 exemplos:
- Depois de assumir novas responsabilidades;
- Após receber uma qualificação profissional;
- Após conquistar diversos sucessos ao invés de depender de um único grande feito.
Lembre-se: a ideia é evitar depender de uma única "jogada". Por exemplo, não é apenas por ter feito uma venda excepcional que você deve agir.
2. Se torne indispensável
Pedir um aumento é uma coisa, mas provar que você merece é outra. Para se tornar indispensável, não basta apenas ter opiniões ou impressões; você precisa apresentar fatos concretos. São pontos tangíveis que vão inclinar a balança a seu favor.
Agora é com você, descubra a melhor forma de fazer isso. Pode ser através do bom e velho Excel, com números sólidos, ou talvez uma apresentação em PowerPoint com gráficos claros. O importante é trazer um suporte que contenha informações concretas para mostrar e discutir.
3. Adote a atitude adequada
Agora que discutimos o conteúdo, é hora de abordarmos a forma. Não se trata apenas das palavras que escolhemos, mas também de como as entregamos.
É essencial se apresentar com confiança, porém sem parecer arrogante. Mantenha a humildade, mas demonstre ambição. Foque na conversa em relação ao futuro.
Acima de tudo, evite fazer ameaças. Ao solicitar um aumento, seu objetivo é permanecer na empresa. Portanto, não faz sentido ameaçar sair. Se encararmos isso desse modo, você pode acabar colocando seu chefe em uma posição desconfortável, o que poderá afetar negativamente o relacionamento de trabalho.
A redação recomenda
4. Peça sempre um pouco mais
A grande questão é: Quanto? O pedido deve ser estratégico. Indique o valor desejado, com porcentagens variando entre 5% a 20%, para que o aumento seja significativo. De nada adianta solicitar menos de 5%, já que pouco vai diferenciar da remuneração atual. Por outro lado, um valor muito alto pode ser visto como falta de bom senso.
5. Prepare um contra-ataque
Como dizem, "prever é governar". Portanto, saiba que "negociar também envolve planejamento". Às vezes, você pode enfrentar obstáculos, como um feedback negativo ou problemas na empresa. É importante compreender o motivo por trás disso antes de agir novamente. Aqui estão algumas opções que você pode considerar:
- Em vez de apenas buscar um aumento salarial fixo, pense em propor um sistema de remuneração variável. Dessa forma, seu desempenho será recompensado, beneficiando tanto você quanto a empresa;
- Explore a possibilidade de solicitar benefícios extras que possam tornar sua rotina mais fácil e aliviar suas despesas indiretamente, como um auxílio de mobilidade ou vales de férias;
- Mantenha-se persistente e proponha um novo encontro. Demonstre que você não está desistindo, leve em consideração o feedback anterior e proponha uma reunião daqui a 3 a 6 meses, com metas específicas. Mantenha o registro dessa comunicação por e-mail, para que haja um histórico claro e seja definido um desafio para o próximo trimestre ou semestre.
Lembre-se de que uma negociação bem-sucedida é aquela em que ambas as partes terminam satisfeitas com o resultado.