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5 boas práticas para uma (melhor) gestão à distância

5 outils incontournables pour (mieux) collaborer en entreprise

Gerir uma equipe à distância é um desafio que se tornou cada vez mais comum. Com o tempo e a flexibilização pós-pandemia, […]


6 min
24 octobre 2023por Lucas Ericlyn

Gerir uma equipe à distância é um desafio que se tornou cada vez mais comum. Com o tempo e a flexibilização pós-pandemia, a modalidade de trabalho híbrido – que mescla o presencial e o home office – passou a ser cada vez mais utilizada.  De acordo com a consultoria de gestão de riscos corporativos AON , a covid-19 levou 73,3% das empresas a implementarem políticas de trabalho remoto. Antes de 2020, 68,5% delas não tinham home office. 

E tem mais: segundo pesquisa da Robert Half, o trabalho híbrido é a preferência de 48% das empresas. E 58% das que adotaram exigem presença no escritório de duas a três vezes por semana

Com o trabalho remoto ou híbrido se tornando uma prática popular, os gestores precisam encontrar maneiras de manter a equipe motivada e unida. Afinal, 70% dos brasileiros preferem continuar trabalhando remotamente. Pensando nisso, separamos cinco dicas essenciais para uma gestão remota eficaz. Vamos conferir? 

A redação recomenda

Promova a interação com suas equipes

Um estudo realizado pela Unysis comprovou que 3 em cada 5 pessoas colaboradoras sentem falta da interação pessoal. Diante deste dado, fica claro a importância de não economizar tempo em conversas informais, seja por vídeo ou por escrito.

Mas atenção: Evite sobrecarregar a agenda, tanto a sua quanto a dos colaboradores. Ajuste as discussões de acordo com as preferências individuais de cada um. Alguns podem gostar de encontros virtuais diários, enquanto outros podem ter dificuldade em participar de conversas informais. Encontrar o equilíbrio adequado é essencial, principalmente durante as reuniões em equipe.

Estabeleça limites claros entre a vida pessoal e profissional

Embora o trabalho remoto tenha a vantagem de eliminar o tempo de deslocação, muitas pessoas colaboradoras enfrentam dificuldades em conciliar suas vidas privadas e profissionais. Essa linha tênue é comum tanto para os empregados quanto para os gestores. Quem nunca desligou a câmera durante uma reunião para fazer outra atividade?

Para evitar que você e sua equipe trabalhem até tarde da noite, é importante lembrar a todos sobre os horários de trabalho e as regras da empresa. Se alguém responder a uma mensagem ou email de madrugada, pense em como evitar que isso aconteça novamente (a menos que a pessoa seja naturalmente mais produtiva à noite, o que é diferente). E o mais importante: não faça microgestão.

É bom confiar em sua equipe e permitir que eles gerenciem seu próprio tempo e tarefas. Isso faz com que se sintam responsáveis e motivados. É claro que você precisa definir expectativas claras e comunicar os horários de trabalho, mas não fique monitorando cada movimento da equipe.

Comunicar à distância: mais do que menos

Você pode estar pensando: "Ser inundado com e-mails e mensagens privadas? Não, obrigado." No entanto, a comunicação à distância difere bastante de uma conversa presencial em um café. Seja por escrito ou por vídeo, quando estamos atrás de uma câmera, a forma como percebemos e absorvemos informações é diferente.

O objetivo não é comunicar mais, mas, sim, comunicar de maneira mais eficaz: antes de enviar cada mensagem, é importante estabelecer o contexto, garantir que esteja se dirigindo às pessoas certas e ser o mais sucinto possível para evitar mal-entendidos.

Além dos projetos relacionados ao trabalho, é essencial manter uma comunicação mais informal para manter o contato, compartilhar os resultados de um projeto e ter conversas mais leves com os colegas.

Escolha as ferramentas certas (mas não exagere no uso)

Um gestor remoto precisa das ferramentas certas para evitar obstáculos no caminho. Afinal, tudo é feito à distância, com o auxílio de ferramentas e softwares que facilitam a comunicação. Embora haja muitas opções disponíveis, lembre-se de não exagerar no número delas. O Notion, um espaço de trabalho versátil, pode ser tudo o que você precisa para lidar com os desafios.

Caso sua empresa ainda não tenha uma ferramenta centralizada, agora é uma ótima oportunidade para implementar uma:

  • Para gerenciar projetos, o Trello ou o Asana são ótimas opções, permitindo visualizar, acompanhar e administrar as tarefas da equipe.
  • Para mensagens instantâneas, o Slack é altamente recomendado, com suas várias funcionalidades (mensagens diretas, grupos, lembretes automáticos, etc.). E se você gosta de emojis, é um bônus!
  • Para compartilhamento de documentos, o Google Drive, o OneDrive ou o Dropbox permitem armazenar e compartilhar arquivos com toda a equipe (e é mais ecológico do que usar e-mails em excesso!).

Ao escolher as ferramentas adequadas e usá-las com moderação, você poderá otimizar a comunicação e a colaboração em sua equipe remota.

É possível aprender a gerenciar à distância

Ser um gestor não é algo inato. Mesmo que você não tenha recebido treinamento formal para isso, lidar com a gestão remota pode exigir mais do que apenas experiência inicial.

Se você estiver interessado em obter algumas orientações, diversas organizações oferecem cursos de treinamento dedicados à gestão do trabalho remoto. Olha só:

  • Udemy: Remote Work and Leadership: Este curso foca na liderança de equipes remotas, incluindo tópicos como comunicação virtual, motivação e produtividade.
  • edX: Leading Remote Teams and Virtual Meetings: Oferecido pela Universidade de Washington, este curso se concentra em habilidades de liderança necessárias para gerenciar equipes remotas e conduzir reuniões virtuais eficazes.
  • LinkedIn Learning: Managing Virtual Teams: Este curso cobre estratégias para gerenciar equipes remotas, incluindo comunicação, colaboração e acompanhamento de desempenho.
  • Remote.co: The Remote Management Certificate: Uma certificação que abrange várias áreas da gestão de equipes remotas, incluindo recrutamento, integração de novos membros e liderança.
  • Learn Stanford: Leading Digital and Remote Teams: Este curso explora a liderança em equipes digitais e remotas, com foco na construção de relações virtuais eficazes. Remote Work Revolution: Um curso que aborda a gestão de equipes remotas, estratégias de comunicação, produtividade e bem-estar dos funcionários.

Há muitas opções disponíveis. Só falta você começar!

Uma mensagem inspiradora

Estimular e animar os colaboradores híbridos não é só uma manobra esperta para aumentar os lucros, é também a receita secreta para fazer todo mundo dar pulinhos de alegria no escritório (ou em casa, ou onde quer que estejam!). Empresas que apostam nisso têm equipes mais sorridentes, eficazes e que mandam super bem.

Com essas táticas, as empresas podem garantir que seus colegas de trabalho se sintam como super-heróis, não importa se estão vestidos de pijama ou terno e gravata. Então, não fique de bobeira, comece a investir em estratégias para motivar e animar os colaboradores híbridos da sua organização.

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Lucas Ericlyn

Editor de Conteúdo

Sou um conteudista apaixonado pelas palavras, cultura e inovação. Aposto nos artigos e nos textos como um esportista nas suas habilidades, um […]

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