mundo do trabalho

A IA pode te tornar um gerente melhor?

Além de nos auxiliarem nas atividades domésticas, a inteligência artificial agora supostamente pode nos orientar em tarefas que seriam consideradas profundamente humanas, como a gestão. Portanto, estamos diante de algo tão básico quanto um dispositivo ou de um valor genuinamente acrescido?


3 min
16 janvier 2024por Gabriela Dias

Médicos utilizando o ChatGPT para comunicar más notícias aos pacientes? Não, não é uma ficção científica, mas, sim, uma realidade que já está ocorrendo nos Estados Unidos. Essa situação é tão real que a Microsoft, em colaboração com a OpenAI, está mostrando preocupações sobre essa aplicação. 

Se profissionais de jaleco estão usando essa ferramenta para interagir com os pacientes, é plausível imaginar que gestores possam fazer o mesmo com os colaboradores. No entanto, isso traz algum problema? E, mais importante ainda, quais são as possíveis utilidades da Inteligência Artificial no contexto da gestão?

Economize tempo para si e para os demais

O primeiro benefício da Inteligência Artificial é a capacidade de eliminar tarefas de pouco valor agregado, como redigir um e-mail, formatar um documento, ou realizar pesquisas sobre um tema, entre outros. Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) mostrou que 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a Inteligência Artificial no seu dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão, ponto eletrônico e muito mais.

Essa otimização do tempo também deve se aplicar ao nível gerencial. O gerente também precisa conseguir se desvincular de tarefas demoradas e tediosas. Um exemplo é a ferramenta Praiz, um aplicativo que grava, transcreve ao vivo e resume conversas de videoconferência. 

Com isso, os gerentes podem obter uma visão geral das interações entre os funcionários e diversos stakeholders, como clientes em potencial e candidatos. Isso lhes permite fornecer feedback rapidamente sobre o desempenho dos funcionários e oferecer soluções para melhorias (os gerentes podem destacar e comentar momentos-chave da conversa para orientar seus colaboradores).

A redação recomenda

IA como uma ferramenta reflexiva 

Frequentemente, discutimos a IA no contexto de aliviar tarefas menos gratificantes. No entanto, na prática, também podemos utilizá-la como um espaço de reflexão. Isso se relaciona ao paradoxo de Moravec: é mais simples reproduzir a cognição de um adulto do que a simples coordenação motora de uma criança. Quando utilizada de maneira adequada, a IA pode, portanto, auxiliar um gestor na definição dos objetivos de sua equipe, em uma entrevista desafiadora com um colaborador ou na implementação de um plano estratégico.

Encontre o seu parceiro

Outra vantagem que a IA proporciona é a capacidade de um gestor receber atendimento a qualquer momento do dia ou da noite. Um desafio comum para os líderes é a solidão que muitas vezes enfrentam. Eles podem se deparar com problemas complexos no meio da noite, sem ninguém para ajudar. É por isso que acredito firmemente no poder da colaboração entre pares. Mesmo na ausência de um colega real, a IA pode desempenhar o papel desse parceiro, permitindo-nos avançar e causar um impacto maior.

Tendo em mente todas essas razões - que são diversas e abrangentes -, é evidente que a IA pode contribuir para aprimorar as habilidades gerenciais. O desafio reside na definição clara dos limites e na identificação das melhores práticas, tudo isso sem perder de vista o fator mais crucial: a realidade prática no ambiente de trabalho!

.

Gostou do artigo e quer ficar por dentro sempre das novidades do The Daily Swile?

Participe da nossa comunidade no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as tendências do mundo do trabalho: https://bit.ly/zap-thedailyswile

Gabriela Dias

Conteúdo

Assim como a tinta de uma caneta pode transformar um papel em branco, gosto de pensar que, como conteudista, minhas palavras têm […]

A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.

Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.

Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade