As 5 principais qualidades esperadas de um bom gestor
Um estudo realizado pela The Workforce Institute UK com 3,4 mil pessoas em dez países revelou que, para 69% dos entrevistados, as atitudes dos líderes das empresas impactam na saúde mental da equipe. Isso prova a importância de ser um bom gestor.
Você sabe como desenvolver as habilidades para isso? Veja como 👇
1. Fomentar um forte espírito de equipe
Estimular o trabalho em equipe é uma habilidade essencial para um bom gestor, que deve atuar como um coach, pensando coletivamente ao estabelecer conexões individuais com os membros da equipe. É crucial acompanhar, comemorar e enfrentar os avanços, sucessos e fracassos de cada membro.
Para alcançar isso, é fundamental conhecer os pontos fortes e fracos de cada pessoa colaboradora para desenvolver suas habilidades específicas. Além disso, ao compartilhar energia positiva, o gestor conseguirá criar e fortalecer um sentimento de pertença na equipe.
A equipe deve ser vista como o "time dos sonhos" do gestor, e para consolidá-la, todas as ações são importantes:
- Limite a realização de reuniões desnecessárias (tanto para os membros da equipe quanto para si mesmo.);
- Compartilhe a visão de forma clara e honesta;
- Comemore os sucessos, inclusive fora do escritório (alguém disse afterwork?);
- Promova a equipe dentro da hierarquia da empresa e perante outros gerentes.
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2. Ouça
Um gestor exemplar também deve ser um bom ouvinte e estar disponível para seus integrantes. Para concretizar essa abordagem, é importante garantir:
- Conceda horários e momentos “livres” para atender às necessidades de sua equipe;
- Organize sessões regulares de troca e feedback, além de aprender a receber também;
- Certifique-se de que sua equipe seja clara em suas missões: objetivos, KPIs, ambiente de trabalho.
De acordo com um estudo do PageGroup intitulado "Habilidades 360º," a habilidade de ouvir é citada pelos colaboradores como a terceira qualidade mais procurada em um gestor.
Como gestor, é importante perceber que seus colaboradores contam com você para liderar e apoiá-los, mas até certo ponto. Além disso, é sua responsabilidade capacitá-los para que possam crescer profissionalmente. No entanto, tome cuidado para não se sobrecarregar, pois isso pode levar ao esgotamento. Preste atenção também ao seu próprio ritmo e bem-estar para garantir um ambiente saudável e produtivo para todos.
3. Motive sua equipe
Para motivar sua equipe, assim como um líder inspirador, é crucial enfrentar as adversidades e lidar com projetos com prazos apertados.
A motivação será ampliada através do encorajamento, dando um significado real ao trabalho. Isso vai além de elogios momentâneos; é sobre reconhecimento. Algumas oportunidades para motivar a equipe incluem:
- Atribuir missões claras e estabelecer objetivos de carreira para cada membro;
- Demonstrar confiança, definindo projetos e responsabilidades de acordo com suas ambições;
- Organizar retrospectivas de projetos anteriores ou da organização interna para incentivar o crescimento;
- Em situações desafiadoras, ser capaz de expressar discordâncias ou opiniões contrárias, quando necessário.
4. Saber tomar decisões (às vezes difíceis)
Ser um gerente eficaz requer a capacidade de tomar decisões necessárias quando preciso. Essas decisões devem ser claras e diretas, sem tentar agradar a todos a qualquer custo.
Tomar decisões envolve diversos aspectos:
- Liderança: atuar em prol de um objetivo comum;
- Gestão de conflitos: chegar a uma solução ou compromisso de forma imparcial;
- Aspecto colaborativo: consultar a equipe antes de decidir;
- Velocidade de execução: concluir tarefas para evitar o "efeito Zeigarnik", que dificulta seguir em frente com tarefas inacabadas.
5. Ouse questionar a si mesmo
Uma qualidade fundamental, embora complexa, é a capacidade de se questionar e aceitar o direito de errar. Essa humildade permite que a equipe confie mais no gestor, compartilhando suas dúvidas e experiências.
Não há receita milagrosa para desenvolver essa habilidade, mas é necessário buscar os meios para evoluir e melhorar, reservando tempo para treinar e se aprimorar. A gestão não é uma habilidade inata; é um aprendizado contínuo e em constante evolução. Felizmente, essa jornada de aprendizado torna a experiência emocionante e desafiadora!
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