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As 5 principais qualidades esperadas de um bom gestor

Um estudo realizado pela The Workforce Institute UK com 3,4 mil pessoas em dez países revelou que, para 69% dos entrevistados, as atitudes dos líderes das empresas impactam na saúde mental da equipe. Isso prova a importância de ser um bom gestor.


3 min
21 novembre 2023por Andreia Glück

Você sabe como desenvolver as habilidades para isso? Veja como 👇

1. Fomentar um forte espírito de equipe

Estimular o trabalho em equipe é uma habilidade essencial para um bom gestor, que deve atuar como um coach, pensando coletivamente ao estabelecer conexões individuais com os membros da equipe. É crucial acompanhar, comemorar e enfrentar os avanços, sucessos e fracassos de cada membro.

Para alcançar isso, é fundamental conhecer os pontos fortes e fracos de cada pessoa colaboradora para desenvolver suas habilidades específicas. Além disso, ao compartilhar energia positiva, o gestor conseguirá criar e fortalecer um sentimento de pertença na equipe.

A equipe deve ser vista como o "time dos sonhos" do gestor, e para consolidá-la, todas as ações são importantes:

  • Limite a realização de reuniões desnecessárias (tanto para os membros da equipe quanto para si mesmo.);
  • Compartilhe a visão de forma clara e honesta;
  • Comemore os sucessos, inclusive fora do escritório (alguém disse afterwork?);
  • Promova a equipe dentro da hierarquia da empresa e perante outros gerentes.

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2. Ouça

Um gestor exemplar também deve ser um bom ouvinte e estar disponível para seus integrantes. Para concretizar essa abordagem, é importante garantir:

  • Conceda horários e momentos “livres” para atender às necessidades de sua equipe;
  • Organize sessões regulares de troca e feedback, além de aprender a receber também;
  • Certifique-se de que sua equipe seja clara em suas missões: objetivos, KPIs, ambiente de trabalho.

De acordo com um estudo do PageGroup intitulado "Habilidades 360º," a habilidade de ouvir é citada pelos colaboradores como a terceira qualidade mais procurada em um gestor.

Como gestor, é importante perceber que seus colaboradores contam com você para liderar e apoiá-los, mas até certo ponto. Além disso, é sua responsabilidade capacitá-los para que possam crescer profissionalmente. No entanto, tome cuidado para não se sobrecarregar, pois isso pode levar ao esgotamento. Preste atenção também ao seu próprio ritmo e bem-estar para garantir um ambiente saudável e produtivo para todos.

3. Motive sua equipe

Para motivar sua equipe, assim como um líder inspirador, é crucial enfrentar as adversidades e lidar com projetos com prazos apertados.

A motivação será ampliada através do encorajamento, dando um significado real ao trabalho. Isso vai além de elogios momentâneos; é sobre reconhecimento. Algumas oportunidades para motivar a equipe incluem:

  • Atribuir missões claras e estabelecer objetivos de carreira para cada membro;
  • Demonstrar confiança, definindo projetos e responsabilidades de acordo com suas ambições;
  • Organizar retrospectivas de projetos anteriores ou da organização interna para incentivar o crescimento;
  • Em situações desafiadoras, ser capaz de expressar discordâncias ou opiniões contrárias, quando necessário.

4. Saber tomar decisões (às vezes difíceis)

Ser um gerente eficaz requer a capacidade de tomar decisões necessárias quando preciso. Essas decisões devem ser claras e diretas, sem tentar agradar a todos a qualquer custo.

Tomar decisões envolve diversos aspectos:

  • Liderança: atuar em prol de um objetivo comum;
  • Gestão de conflitos: chegar a uma solução ou compromisso de forma imparcial;
  • Aspecto colaborativo: consultar a equipe antes de decidir;
  • Velocidade de execução: concluir tarefas para evitar o "efeito Zeigarnik", que dificulta seguir em frente com tarefas inacabadas.

5. Ouse questionar a si mesmo

Uma qualidade fundamental, embora complexa, é a capacidade de se questionar e aceitar o direito de errar. Essa humildade permite que a equipe confie mais no gestor, compartilhando suas dúvidas e experiências.

Não há receita milagrosa para desenvolver essa habilidade, mas é necessário buscar os meios para evoluir e melhorar, reservando tempo para treinar e se aprimorar. A gestão não é uma habilidade inata; é um aprendizado contínuo e em constante evolução. Felizmente, essa jornada de aprendizado torna a experiência emocionante e desafiadora!

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Andreia Glück

Supervisora de Conteúdo

Publicitária e especialista em Marketing por formação. SOLUCIONADORA por vocação. Amante das palavras. Entusiasta de esportes radicais e fã de boas conversas.

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