direto ao ponto

5 erros para não cometer em uma festa profissional

Seja no Happy Hour ou nas confras da firma, um bom conselho nunca é demais. Separamos alguns para você aproveitar as festas no trabalho sem cair em armadilhas.


2 min
8 novembre 2023por Gabriela Dias

Seja para o Natal, uma despedida ou um happy hour, todos nós vamos nos reunir em um ambiente festivo, mas não exatamente uma festa sem limites. Aqui estão cinco erros para evitar ao celebrar com colegas de trabalho:

Não ter moderação

É comum, ao falar de festas, pensar em bebidas alcoólicas. Às vezes, podemos exagerar e dançar de forma desajeitada ou começar conversas cedo demais. O melhor é manter o equilíbrio. Se não estamos bebendo muito, também não devemos tirar proveito das pessoas que estão um pouco alteradas para obter informações delas. E, acima de tudo, lembremos deste importante princípio para cuidar da nossa saúde (tanto mental quanto física): consumir com moderação.

Perder a sua personalidade

É importante ser autêntico e verdadeiro consigo mesmo. Você pode adicionar um toque de criatividade na hora de se produzir, mas não é necessário exagerar como se estivesse participando para um evento de gala super-chique (a menos que seja o traje requerido, é claro). No entanto, evite ser excessivamente sério: é o momento de brilhar de maneira positiva, sem ofuscar os outros. 

A redação recomenda

Conversar só de trabalho

Sim, quebrar o gelo é fácil, mas é importante ir além disso. Uma noite profissional é uma oportunidade para se aprofundar, mostrar um lado um pouco mais pessoal e humano. Isso vale tanto para você quanto para os outros presentes. O objetivo desse momento é construir laços, o que desempenha um papel crucial nos negócios. Estamos interessados na pessoa em si, não apenas no papel que desempenham, mantendo, é claro, os padrões de comportamento apropriados.

Falar demais

Ficar falando sem parar não é legal, mas pode ser tentador falar um pouco demais. Especialmente se você estiver ciente de informações confidenciais. Se você estiver em uma posição de liderança, tenha cuidado para não revelar demais. Mantenha um filtro importante em suas responsabilidades, mesmo durante eventos sociais.

Ir embora cedo ou tarde demais

Sair na hora certa é um desafio. Evite ir embora muito cedo ou tarde demais. Não queremos ser vistos como aquele colega que não participa, mas também não é necessário ser o último a sair. Encontre o equilíbrio. Não perca o momento certo para ir embora. (E se perder algo, sempre há a chance de conversar no dia seguinte na máquina de café).

Por fim, um ponto importante: não deixe de participar das festas. Sua ausência pode ser notada. A coesão da equipe também se fortalece em momentos informais como esses, portanto, não esqueça de se envolver.

.

Gostou do artigo e quer ficar por dentro sempre das novidades do The Daily Swile?

Participe da nossa comunidade no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as tendências do mundo do trabalho: https://bit.ly/zap-thedailyswile

Gabriela Dias

Conteúdo

Assim como a tinta de uma caneta pode transformar um papel em branco, gosto de pensar que, como conteudista, minhas palavras têm […]

A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.

Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.

Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade