5 dicas para convencer sua liderança a investir em Employer Branding
Em um mercado dinâmico e cada vez mais competitivo, onde as empresas buscam se destacar, a diferenciação deixou de limitar-se apenas aos […]
Em um mercado dinâmico e cada vez mais competitivo, onde as empresas buscam se destacar, a diferenciação deixou de limitar-se apenas aos produtos e serviços.
Atualmente, o posicionamento como marca empregadora atrativa tem se tornado um dos fatores primordiais para o sucesso empresarial. Mas, para que essa estratégia seja eficaz e sustentável, é importante contar com o engajamento de todos da empresa – principalmente as lideranças.
Criar uma marca empregadora de sucesso não é fácil e se trata de uma construção de médio a longo prazo. Porém, uma vez que ela é bem feita e sua manutenção é constante, os resultados são visíveis e influenciam diretamente no clima, cultura e também nos resultados financeiros. Para isso, todos devem estar engajados e interessados em construir um bom ambiente para as pessoas que movem o negócio: os colaboradores e colaboradoras. Por isso, no artigo de hoje, vou compartilhar 5 dicas de como sensibilizar e engajar a alta liderança a investir em employer branding.
- Tenha clareza de onde se deseja chegar
Lembra quando você era criança e pedia dinheiro aos seus pais? A resposta provavelmente vinha acompanhada de um sonoro "Para quê?". Da mesma forma, os líderes não irão investir tempo e dinheiro sem ter clareza "no que" e "para que" estão alocando recursos.
Ter essas definições claras é essencial para construir uma estratégia eficaz de employer branding e definir os investimentos necessários para alcançar os resultados esperados. Sem isso, dificilmente será possível justificar o alocamento e o uso dos recursos em iniciativas de marca empregadora.
Alguns dos objetivos mais comuns são: atrair os melhores talentos, reduzir as taxas de turnover e aumentar a produtividade das equipes. No entanto, esses objetivos podem variar conforme a realidade e as necessidades específicas de cada empresa. O importante é que esses pontos estejam definidos para que as ações possam ser direcionadas de maneira estratégica, criando um ambiente de trabalho não apenas bom e estimulante, mas também atrativo para os talentos do mercado.
Ter essas definições ajudará a liderança a entender o motivo e necessidade de investir em employer branding.
- Apresente fatos e dados
Caso você tenha lido a primeira dica e ficou em dúvida sobre como definir os objetivos, não se preocupe. Um bom ponto de partida é fazer uma análise detalhada dos dados que a empresa já possui.
Comece examinando as taxas de demissões voluntárias dos últimos 12, 6 e 3 meses, para identificar tendências de turnover. Verifique também o tempo e os recursos investidos nas contratações nesses mesmos períodos. Além disso, analise o número de currículos recebidos, tanto para vagas abertas quanto para o banco de talentos. Use a plataforma Glassdoor e colete insights valiosos sobre a percepção dos colaboradores atuais e antigos.
Com essas informações em mãos, será mais fácil identificar as áreas que precisam de mais atenção, o que permitirá definir objetivos claros e ações mais assertivas para a sua estratégia de employer branding.
- Employer Branding conectado ao negócio
Por mais que tenhamos interesse em construir ótimos locais para trabalhar, não podemos deixar de lado os resultados financeiros. Afinal, nenhuma empresa sobrevive apenas de avaliações positivas na internet ou de posts de onboarding que geram engajamento no LinkedIn.
E quando falamos em alta liderança, é importante fazermos essas conexões mostrando como o sucesso da criação de uma marca empregadora forte vai além da atração e contratação de talentos, contribuindo também para os resultados da empresa.
Produtividade, retenção de talentos, redução de custos com turnover e aumento da satisfação dos clientes são alguns dos resultados comprovados e alcançados com a implementação das estratégias de employer branding.
A redação recomenda
- Seja professoral
Por mais que o conceito seja claro para você, talvez a alta liderança da empresa não tenha tanta familiaridade ou contato com o employer branding. Nesse caso, o segredo é não ter medo de ensinar e compartilhar os seus conhecimentos.
Para essa apresentação, comece trazendo o significado do termo, sua aplicação, benefícios e aproveite para trazer cases de mercado que tiveram sucesso.
E não se preocupe em parecer “arrogante”, bons líderes são receptivos a novos aprendizados e irão se alegrar em ver que possuem pessoas preparadas e experientes em suas equipes.
- Mais do que fornecedores, tenha parceiros confiáveis
Assim como os gestores da empresa, tenho certeza de que sua agenda e rotina também são cheias de atividades e compromissos. E conhecendo a realidade de muitas empresas, sei que nem sempre existem áreas direcionadas para a criação e gestão da marca empregadora. Então, ao invés de tentar fazer tudo, a última dica vem para incentivar e reforçar o poder das boas conexões e parcerias.
Benefícios que fortalecem a relação com a marca e a reputação no mercado
Um dos pontos principais de atração e retenção de talentos são os benefícios corporativos, como os que a Swile oferece. Alimentação, saúde e bem-estar são complementos que tornam a vida na empresa mais satisfatória e alegram as pessoas colaboradoras. Com um cartão aceito em todo o Brasil, a plataforma oferece diversos benefícios que as empresas podem escolher conforme sua cultura e gestão.
Do diagnóstico à gestão de redes sociais
Investir em employer branding demanda recursos financeiros, mas também tempo e expertise. E como dito anteriormente, é praticamente impossível fazer tudo sozinho. Na ILoveMyJob, contamos com diversos profissionais prontos para atender às mais diversas demandas de diferentes negócios. Além do diagnóstico, criação de EVP e campanhas, também cuidamos da gestão das redes sociais de marcas empregadoras desejadas pelos talentos.
Abraços e até o próximo artigo!