direto ao ponto

7 ferramentas essenciais para (melhor) colaboração nos negócios

Se você busca por uma rotina mais otimizada e colaborativa, este artigo vai deixar você feliz! Dicas de soluções para gerenciar projetos, aumentar a produtividade e facilitar o dia a dia.


6 min
27 octobre 2023por Lucas Ericlyn

Cada uma dessas ferramentas tem seu próprio propósito: editar e compartilhar documentos, manter a comunicação, gerenciar projetos e até fazer sessões de brainstorming. Então, não estamos aqui para escolher a melhor, mas sim para dar uma olhada em algumas das nossas favoritas.

Se você faz parte da equipe de RH, é um expert em operações, gerente ou uma pessoa colaboradora, prepare-se para encher o estoque de ideias! E lembre-se: o importante é usar a ferramenta certa para o trabalho certo. Vamos lá!

1. Notion, o mago dos espaços de trabalho

Se tivéssemos que escolher apenas uma ferramenta desta lista, o nosso voto seria definitivamente para o Notion. Quem nunca sonhou com uma ferramenta que pudesse fazer de tudo - criar, compartilhar e organizar documentos - tudo isso com uma interface super fácil de usar?

O Notion permite que usuários da mesma organização trabalhem em um espaço comum, em tempo real. Ele também possui uma ampla gama de integrações com outros aplicativos emblemáticos, como Slack, Google Drive e Trello ( alerta de spoiler : falaremos sobre isso mais tarde).

A redação recomenda

Seja criando ou colaborando em documentos, bancos de dados, tarefas, kanbans ou até mesmo planejando sua próxima excursão a Bali, tudo é possível. Seus 30 milhões de usuários dirão: o Notion pode fazer tudo e faz bem. Não é à toa que os alunos do TikTok adoram os modelos Notion , tanto por sua estética refinada quanto por sua função de lista de tarefas com mil e uma possibilidades.

2. Slack, o rei da comunicação flexível (e o fim dos e-mails eternos)

É tipo o WhatsApp, mas para negócios - o Slack é uma ferramenta de mensagens instantâneas que vai além disso. É o lugar onde discussões sérias se misturam com emojis personalizados, e onde bots que lembram você da próxima reunião são comuns (e também onde você vai pegar uma ou duas gírias em inglês).

Quer você esteja no escritório ou trabalhando remotamente, o Slack é essencial para promover a comunicação sem pressa e manter todos na mesma página em toda a empresa.

Os pontos fortes do Slack incluem sua facilidade de uso, integrações ilimitadas, a capacidade de personalização e ferramentas que facilitam o trabalho em equipe.

Por último, mas não menos importante: o Slack (e outras ferramentas de mensagens comerciais) está acabando com os e-mails intermináveis - pelo menos internamente. Adeus às longas cadeias de e-mails onde as informações se perdem. No Slack, você tem uma barra de pesquisa poderosa e a função de salvar, para manter tudo organizado e acessível. É como a salvação da sua caixa de entrada!

3. Google Workspace, o combo da produtividade

O Google Workspace é como um kit de ferramentas inteligentes do Google para o seu trabalho. Ele tem tudo, desde e-mails com o Gmail até videoconferências com o Google Meet e calendários compartilhados no Google Calendar. É uma solução completa para dar um upgrade na sua organização.

Com todas essas ferramentas que se conectam, o Google Workspace é uma verdadeira maravilha para o trabalho em equipe. E aqui estão algumas coisas legais que ele faz:

  • É super móvel: Você pode acessar as ferramentas de qualquer dispositivo, seja na web ou no seu celular. Ótimo, desde que você consiga se desconectar após o expediente, claro.
  • É seguro e mantém as coisas em conformidade: Mudar a senha a cada três meses? Ativar a autenticação de dois fatores? Pode não ser a parte mais divertida do trabalho, mas a segurança é prioridade no Google Workspace. E isso é ótimo para todos os colaboradores!

4. Trello, o mestre do gerenciamento de projetos

O Trello brilha pela sua simplicidade e eficiência direta - você só precisa arrastar e soltar tarefas em um quadro. É ótimo para organizar sua lista de afazeres pessoais ou planejar o sprint da equipe. O que as pessoas adoram é o quanto ele torna as coisas visíveis para as equipes em um projeto.

Enquanto talvez não seja tão versátil quanto o Notion, o Trello é bastante popular, especialmente entre equipes técnicas, de design e produtos, graças à sua abordagem estilo Kanban. E uma boa notícia: a versão gratuita já é bastante poderosa para você usar à vontade.

5. Mural, essencial para brainstorming

Durante a pandemia, o Mural ganhou muita popularidade, mas ele ainda é um recurso fantástico para equipes que trabalham de forma híbrida ou remotamente, e até mesmo se você não tiver post-its à mão.

Imagine um quadro branco gigante onde você pode colar post-its e outros elementos gráficos para dar vida às suas ideias e conceitos. É simples de usar e ótimo para colaborar com outras pessoas, mesmo que elas sejam apenas visitantes temporários.

O Mural também tem modelos prontos para todos os tipos de sessões e workshops, como lançamento de projetos, feedback ou retrospectivas. É uma verdadeira ajuda para deslanchar a criatividade em qualquer lugar, a qualquer hora!

6. Pitch, a revolução na apresentação de ideias

Assim como as ferramentas mencionadas anteriormente, o Pitch também é uma adição de destaque para o seu kit de ferramentas de trabalho. Se você precisa criar apresentações, ele é o seu aliado.

Com o Pitch, você pode criar apresentações interativas que realmente prendem a atenção da audiência. Sua interface é fácil de usar, e a colaboração em tempo real torna o trabalho em equipe muito mais fácil. Além disso, o Pitch oferece uma variedade de modelos prontos para diferentes tipos de apresentações, desde pitches de negócios até relatórios de progresso.

Então, se você está cansado das apresentações chatas de sempre, dê uma chance ao Pitch e veja como ele pode tornar suas apresentações mais envolventes e eficazes. É uma ferramenta que vai ajudar a destacar suas ideias de uma forma mais cativante.

7. ChatGPT, a ferramenta inovadora 

Imagine não mais ficar perdendo tempo buscando informações. O ChatGPT está lá para responder a qualquer pergunta que você tiver. E ele não só responde, mas também pode ajudar a criar documentos, apresentações e muito mais.  Não importa se você está trabalhando em um projeto importante ou apenas precisa de uma mãozinha, o ChatGPT está lá para você.

Além disso, o ChatGPT é superflexível e se adapta ao seu estilo de trabalho. Ele está disponível a qualquer hora, o que significa que você pode contar com ele quando precisar. Adeus atrasos e esperas!

Então, se você quer ser mais produtivo e economizar tempo no trabalho, o ChatGPT é o seu companheiro ideal. Ele vai facilitar sua vida, ajudando em tudo, desde pesquisa até escrita, e tornando o trabalho mais eficiente e divertido.

.

Gostou do artigo e quer ficar por dentro sempre das novidades do The Daily Swile?

Participe da nossa comunidade no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as tendências do mundo do trabalho: https://bit.ly/zap-thedailyswile

Lucas Ericlyn

Editor de Conteúdo

Sou um conteudista apaixonado pelas palavras, cultura e inovação. Aposto nos artigos e nos textos como um esportista nas suas habilidades, um […]

A newsletter que vai fazer você adorar falar sobre trabalho.

Quinzenalmente, na sua caixa de entrada do e-mail.

Por que essas informações? A Swile pede essas informações para enviar a sua newsletter. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento através do link em cada um de nossos e-mails. Para saber mais sobre a gestão dos seus dados pessoais e exercer os seus direitos, poderá consultar a nossa Política de Privacidade